quarta-feira, 4 de maio de 2016

NOSSA TERRA NOSSA GENTE - PARTE 2

Pratos tropeiros

Em meio aos séculos XVIII e XIX, o Paraná passava pelo auge do tropeirismo, e um dos costumes dos tropeiros era carregar para todos os lugares alimentos não perecíveis, como charque, milho, farinha de mandioca, toucinho, arroz e feijão. A partir destes ingredientes eram feitas misturas na hora das refeições, que acabaram se tornando pratos típicos como o arroz de carreteiro e o feijão tropeiro.
Comida típica
O feijão tropeiro, prato que surgiu com o tropeirismo no Paraná

Pinhão

O pinhão pode ser uma comida presente nas festas juninas por todo o Brasil, mas o estado que mais está relacionado às Araucárias e à semente que elas dão sem dúvida alguma é o Paraná.
Já desde a época em que os índios locais habitavam as terras paranaenses, o pinhão é utilizado não apenas para ser comido assado, mas sim servindo como parte de muitas receitas, tradição cada dia mais forte.
Comida típica
O pinhão serve como ingrediente para vários pratos, como este Nhoque de batata com carne de panela e pinhão, do Happy Burguer
É possível encontrar a iguaria na tradicional e deliciosa receita de Frango com Polenta , ou então Bolinho de Pinhão e, até mesmo, na Conserva de Pinhão. Ou seja, a semente é um alimento altamente versátil, combinando com todos os tipos de pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário